Bens tombados em Campo Grande

O que significa tombamento de um bem? Segundo a prefeitura de São Paulo significa “um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados” Embora essa última parte sobre destruição não seja seguida a risca em nossa cidade , vide a quantidade de vandalismos aos patrimônios por toda cidade. preservar um bem é uma forma de manter viva a história e cultura de uma sociedade.

Tem bem tombado na Zona Oeste? Tem sim senhor! Vamos começar elencando os bens tombados no bairro de Campo Grande de acordo com o Guia do Patrimônio Cultural Carioca de 2014. Afinal, a gente só ama aquilo que conhece e só preserva aquilo que ama.

Antiga Usina de Bondes

Construção erigida em 1917, com proporções e decoração neo-românticas, abrigava a antiga Usina de Bondes

Bica D’agua

Originalmente utilizada como aguada de equinos, a bica de ferro fundido se destaca por seu notável trabalho decorativo.

Coreto

Com telhado recoberto de telhas francesas, o coreto possui traços arquitetônicos singelos.

Fonte Wallace Modelo Mural, de Charles Auguste Lebourg

Peça artística originária da célebre Fonderie Val d’ Osne.

Cine Palácio Campo Grande

Construído na década de 1960, foi um dos espaços de entretenimento cultural da região, com capacaidade de público aproximada de 1.740 lugares

Igreja Nossa Senhora do Desterro

Voltada para a praça, a igreja de estilo eclético teve sua decoração primitiva destruída por um incêndio em 1882, sendo reconstruída a partir de 1897. Destaca-se, no seu adro o cruzeiro e o frontão.