O Salim em Campo Grande RJ

Não fizemos nenhuma pesquisa apurada para definir com exatidão como surge o nome de uma localidade em nosso país, poderia ser uma homenagem a alguma personalidade, uma data, um santo católico, mas fato é que atualmente os nomes de logradouros em nossa cidade são considerados oficiais aqueles aprovados pela Câmara dos Vereadores, contudo existem algumas localidades em nosso bairro de Campo Grande que não precisam de decreto oficial para serem afamados como é o caso do loteamento Salim e outros.

No acervo da Secretaria Municipal de Urbanismo, consta o projeto de arruamento e loteamento de alguns terrenos junto a estrada do Tingui no bairro de Campo Grande da década de 1954 de propriedade de Salim Hanna Alzuguir que deu origem ao nome dessa localidade.

Salim Hanna Alzuguir e sua esposa Maria Hanna Alzuguir moravam em Copacabana e eram proprietários de parte das terras da antiga Fazenda Sant’Anna, uma grande extensão de terras junto as estrada do Tingui ( antiga estrada de Santana) e Santa Maria no bairro de Campo Grande, em 1955 o casal desmembrou uma área junto ao Distrito Federal para fins residenciais e comerciais conforme o projeto acima.

Jornal do Commercio (RJ) – 1955

A antiga Fazenda Santa Ana do Rio Tingui no bairro de Campo Grande com mais de um milhão de metros quadrados, era espólio de Marquês Francisco Canella e foi a leilão na década de 1940, o nome da fazenda é uma referência a Igreja de Santana sito a estrada do Mendanha. Marquês Francisco Canella era Presidente do antigo Moinho Fluminense, nascido na Itália e radicado no Brasil morava na Glória onde faleceu em 1941 deixando esposa e uma filha após seu falecimento todo seu patrimônio foi a leilão, seu mausoléu se encontra no cemitério São João Batista em Botafogo na cidade do Rio de Janeiro.

Jornal do Commercio (RJ) – 1943
Imagem deca serejo 2017
casarão que teria pertencido ao Salim junto a estrada do Tingui ( imagem deca serejo 2020)

Salim Hanna Alzuguir foi um dos fundadores do Clube Monte Líbano na Lagoa .O clube foi fundado em 12 de setembro de 1946 por 296 sócios. Nessa época, o espaço se chamava Club Atlético Monte Líbano. Os povos árabes, notadamente do Líbano e da Síria, começaram a chegar no Brasil no final do século XIX por motivos religiosos e econômico-sociais ligados à estrutura agrária dos países de origem e o bairro de Campo Grande teve uma participação importante nesse processo, acolhendo muitos imigrantes em nossa região , em 1933 Salim teve um pedido deferido pela prefeitura para inicio de uma lavoura.

Salim também era pai de Ronald “Marreta” Alzuguir , ex-zagueiro do Flamengo, Botafogo e Guarani de Campinas, nascido em 1937 no Posto 6 de Copacabana, caçula dos sete filhos de Salim com Maria Hanna Alzuguir (Alfredo, Twafik, Nabih, Newton, Yoni e Semi).

Botafogo dos anos 50. Em pé: Lamin, Cacá, Domício, Nilton Santos, Pampolini e Ronald. agachados Mané Garrincha, Tião Macalé, Paulo Valentim, Quarentinha e Amarildo

6 comentários em “O Salim em Campo Grande RJ”

  1. Olá Deca, sou neto mais novo do Salim, me chamo Roberto, morador de Campo Grande. Antes de tido gostaria de parabenizá-lo pela matéria e pela pesquisa minuciosa e também de registrar que é muito importante para nossa região tenha historiadores, verdadeiros memorialistas, como você. Parabéns e obrigado!

    Responder
  2. Hoje sou corretor de imóveis mas minha outra formação é história.. Me encanto com essas pérolas do nosso passado, hoje vendo várias casas nessa região e sempre que possível e necessário, enriqueço meu atendimento ao cliente com um pouco de nossa imensa e linda história.. Parabéns pela matéria.. Emanuel Freitas (insta @emanuelfreitascorretor)

    Responder

Deixe um comentário