A Semana de Campo Grande RJ

Com certeza se vocês derem um Google em Campo Grande bairro RJ , o Wikipedia vai te dizer o seguinte sobre uma lei de 1968: Em 1968, o então governador do estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima, promulgou a Lei 1627/68 reconhecendo a localidade de Campo Grande como cidade. Apesar disso, Campo Grande ainda é tido como um bairro do Rio de Janeiro. Sim, Campo Grande é bairro e nunca deixou de ser, e a lei é uma homenagem ao bairro que na época contava com um extensão territorial muito maior que hoje e ia de Realengo a Pedra de Guaratiba passando por Sepetiba.

Em 1969 o governador do estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima recebido pela administradora regional Sra Elza Osborne compareceu a uma solenidade no ginásio do Campo Grande AC, pelo aniversário do bairro que na época se comemorava no mês de junho e entre outros assuntos em prol do desenvolvimento da região, o governador disse segundo a imprensa que a lei seria “apenas um título honorífico para Campo Grande, sem nenhuma significação legal, mas sem dúvida de grande valia para todos que aqui vivem, quando vemos o desenvolvimento de Campo Grande sentimos que estamos de fato numa verdadeira cidade, com uma vida cultural, social e econômica das mais ativas e em constante ascensão”

Jornal do Brasil (RJ) – 1969

Também esteve presente à solenidade o autor da lei estadual que criou a cidade de Campo Grande , o Deputado Estadual Frederico Trota.

Desde antes dessa solenidade o bairro tem oficialmente comemorado a Semana de Campo Grande, a primeira edição do evento que temos registro é de 1964 e de autoria da Administração Regional , mais tarde em 1970 a Associação Comercial tomaria para si essa autoria, mas foi somente em 2004 com a Lei 3810/2004 de autoria do Vereador Romualdo Boaventura a Semana de Campo Grande viria a fazer parte do calendário oficial da cidade , sendo revogada pela Lei 5.146/2010 . A Semana de Campo Grande é comemorada em novembro, sendo o dia 17 reconhecido como dia de aniversário do bairro.

Correio da Manhã (RJ) – 1964
O Pasquim (RJ) – 1973
Jornal dos Sports (RJ) – 1976
Jornal do Commercio (RJ) – 1987

Após várias participações anteriores no evento, desde o ano de 2015 Silvia Fernandes é co-organizadora da Semana de Campo Grande trabalhando arduarmente para realização do evento com outros nomes do bairro.

Silvia Fernandes é jornalista, poeta e produtora cultural. Participou nos anos 90 da implantação da primeira TV Comunitária da Zona Oeste (UHF 32), atua como assessora de imprensa nas áreas da cultura e educação. Tem Pós- graduação em Gestão da Cultura. Foi mobilizadora no projeto Cultura em Rede da Fundação Vale, Editora da Revista Sucesso da Aecg.Rio, Jornalista e Coordenadora de Relações com a Comunidade do Conselho de Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste e também atua na Assessoria de Comunicação da UEZO/UERJ. Criou em 2018, o Ideias Espaço Criativo junto com Alan Castilho que assina o logo da Semana de Campo Grande.

2015
2017
2018
2021
2022

Para mais informações e programação sobre a Semana de Campo Grande que acontece em novembro no calçadão e na praça Dom Esberard em frente a matriz , siga as redes sociais do evento no Facebook e Instagram

Deixe um comentário