Luzes Shopping Campo Grande RJ

A família Luzes era uma daquelas famílias tradicionais de Campo Grande RJ como os Del Cima, com vida social ativa e investia em casas comerciais no bairro, além disso eram cultivadores da arte, a Sra Célia Luzes na cultura musical com aulas de piano aos jovens locais e o Sr. Hermínio Luzes um pintor de qualidades segundo o Diário de Notícias de1967. Desde 1978 em homenagem ao Sr. Hermínio podemos contar com uma rua em Campo Grande RJ, próxima a Praça da Famerj.

Diario de Noticias (RJ) – 1967

Já a loja de departamentos Luzes Shopping surgiu em 1978 e foi construída a partir de uma antiga farmácia (possivelmente da Família Luzes, vide que Hermínio Luzes era também dono da extinta Perfumaria Dyola Luzes na altura da atual Tids). A fachada da loja Luzes Shopping ia do número 07 ao 17 da rua Coronel Agostinho e se tratava de um negócio familiar comandado por Amândio Gomes , ao lado do pai e irmãos,  só perdendo para as Lojas Americanas: perfumes, agulhas, roupas, móveis, flores , pizzaria, lanchonete, sapataria e um mini parque de diversão havia na Luzes Shopping, em 1991 com o fechamento do loja Sears em Madureira, o negociante Amândio abriu na Zona Norte uma filial.

Jornal do Brasil (RJ) – 1991
Jornal dos Sports (RJ) – 1994

A era de incêndios e extinção da Luzes Shopping começou na madrugada de dezembro, na véspera de natal de 1996 um incêndio destruiu a maior loja de departamentos do bairro, a maior dificuldade para os bombeiros era a grande quantidade de material plástico no estoque da loja, esse incêndio parou  Campo Grande RJ e marcaria para sempre o natal e a história da Luzes Shopping na memória dos moradores de Campo Grande RJ. No ano seguinte em julho de 1997, foi a vez do depósito da loja no centro da cidade do Rio de Janeiro, sofrer um incêndio também.

O Fluminense (RJ) – 1997

Em 2010 e com um novo formato aconteceu mais um incêndio no espaço comercial que ficou conhecido como Luzes Shopping em Campo Grande RJ , o Cabo Glauco Monteiro caiu do telhado e teve queimaduras graves, ele ficou com 80% do corpo queimado e os bombeiros tiveram muita dificuldade para combater o incêndio no calçadão de Campo Grande, dessa vez o fogo teria começado no estoque de uma loja de sapatos, localizado no segundo andar, ainda segundo a nota do G1havia 46 pequenas lojas funcionando no local.

Atualmente no local ainda funcionam várias lojas em sua maioria de vestuário e a loja de departamento Luzes Shopping ficou apenas nas saudades registradas em redes sociais.

Deixe um comentário