Carnaval em Campo Grande RJ

Dois grandes clubes foram incentivadores dos belos carnavais em Campo Grande: o Clube dos Fenianos fundado em 1923 com sede na Ferreira Borges e mais tarde na rua Campo Grande 130 sobrado , ele foi extinto em 1932 e o Club do Aliados em funcionamento até hoje com sede atual na estrada do Mendanha . O Aliados era conhecido no mundo carnavalesco da cidade do Rio de Janeiro como “O palácio encantado de Campo Grande” , você sabia? Os associados dos Fenianos conhecidos como “gatos angorás” e dos Aliados como “águias” pela imprensa, mantinham uma amistosa rivalidade nos anos 20 no carnaval em Campo Grande. Os clubes do bairro, nessa época além de promoverem tardes dançantes, batalhas de confeites e lança perfume também promoviam bailes externos com direito a carros alegóricos, coretos e não era pouca coisa não.

Revista da Semana (RJ) – 1926
Revista da Semana (RJ) – 1927

Somente em 1935 um coreto do bairro de Campo Grande participou pela primeira vez do concurso de coretos da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Erguido na Praça 3 de maio ( atual Praça Raul Boaventura) com 20 metros de largura e 15 metros de altura, em estilo renascença iluminado por 400 lâmpadas e 3 refletores.

Diario da Noite (RJ) – 1935
Revista da Semana (RJ) – 1936

No final dos anos 40 o bairro de Campo Grande revive seus grandes carnavais e o grande incentivador é Caldeira de Alvarenga uma pessoa muito querida no mundo do samba, nessa década o bairro de Campo Grande, já contava com a Escola de Samba Unidos de Campo Grande (1946) que desfilava na Praça Onze e rivalizava com outra escola do bairro chamada Baianinhas Brasileiras, e se não estivesse extinta seria a primeira escola de samba da zona oeste, hoje esse título pertence a GRES Unidos de Cosmos. O Carnaval no bairro de Campo Grande acontecia na Praça 3 de Maio, a rua Coronel Agostinho e contava com belíssima ornamentação e o carnaval do bairro de Campo Grande, contava com a presença de S M I e Único Rei Momo da cidade.

Escolas de samba e blocos como: Segredo do Javari, Bloco dos Gafanhotos , Filhos do Brasil, Rancho Unidos da Coroa e grupos carnavalescos disputavam pela Taça Caldeira de Alvarenga, uma premiação doada pelo Dr. Manuel Caldeira de Alvarenga.

A Manhã (RJ) – 1947

Em 1948 surge no bairro de Campo Grande o Bloco Império de Campo Grande que em 1950 desfilou como escola na Praça Onze e foi rebaixada no ano seguinte. A escola foi extinta na década de 90 .

A Manhã (RJ) – 1950
O Globo 28 de Janeiro de 1990
A Manhã (RJ) – 1951

Além da tradicional festa nos Aliados (1927), a Sociedade Musical 10 de Maio, o Clube Campo Grande ( 1940) e o extinto Clube Luso Brasileiro ( 1959) somente com o surgimento da Região Administrativa no bairro de Campo Grande em 02 de junho de 1961 teremos uma maior participação da prefeitura no Carnaval do bairro de Campo Grande que até esse momento a realização da festa ficava a cargo dos clubes e a sociedade civil como comissão organizadora dos festejos.

Diario de Noticias (RJ) – 1976

No final de 70 e repercute até o dias de hoje a seguinte frase: “Já não se faz mais carnaval como antigamente no bairro de Campo Grande”. Grandes nomes que organizavam o carnaval no bairro já haviam falecidos e outros estavam afastados dos festejos. Dos anos 40 a 60 o bairro de Campo Grande contava com vários blocos e ranchos como o Rancho dos Lavradores, Bloco de Sujos, Bloco de Burrinhas e de pessoas fantasiadas. Odete Barbosa de Paula ou Madame Odete era uma das figuras carnavalescas mais conhecidas do bairro de Campo Grande , viveu muitos carnavais desde menina, colecionava fantasias , troféus e medalhas de competições dos dias de folia.

O Fluminense (RJ) – 1976

Nomes de blocos de rua como : Filhos da Pauta, Xavantes do Tingui , Sereno, Parece que bebe, União da Ponte, Teimosos da Vila, Solta o Bicho, são lembrados com carinho pelo foliões do bairro de Campo Grande, uma outra curiosidade mas vergonhosa , era o reaproveitamento da decoração de anos anteriores da Avenida Rio Branco e Presidente Vargas nas ruas do bairro de Campo Grande

O Fluminense (RJ) – 1978

Mas o carnaval do bairro de Campo de Grande não vive apenas da lembrança do passado de glória do carnaval de rua. Temos o GRES Sereno de Campo Grande que é a escola de samba do bairro de Campo Grande com maior prestigio e notoriedade. Com o enredo “Do Oiapoque ao Chuí, o Sereno é o Brasil” a escola foi vice campeã em 2006 desfilando na Intendente Magalhães.

Pela primeira vez a Sereno de Campo Grande desfilou na Marquês de Sapucaí no Grupo B ( atualmente a Série OURO) em 2007 com o enredo: “É Carnaval! A Coruja Manda Avisar. Deu Águia… Viva a Portela!” , obteve a 10ª posição , mantendo-se no grupo até 2013.

A escola de Samba GRES Sereno de Campo Grande surgiu de um bloco homônimo de 1958 composto apenas por homens e teve como seu fundador o saudoso Carlinhos da Burrinha que entre outros se reuniram no extinto Bar do Pepe e oficialmente lançaram a escola em 1996.

O Globo 21 de Janeiro de 2007
O Globo 22 de Fevereiro de 1998

Atualmente a GRES Sereno de Campo Grande voltou a desfilar na Intendente Magalhães na Série Prata. Para o ano de 2023 o enredo será “As três princesas turcas no Reino de Pindorama”.

Para saber mais sobre os eventos da escola de samba GRES Sereno de Campo Grande acesse as redes sociais oficiais no Instagram e no Facebook , a escola de samba realiza seus ensaios na rua Campo Grande, 08 (embaixo do viaduto novo de Campo Grande na quadra da co-irmã GRES Delírio da Zona Oeste).

No bairro de Campo Grande ainda podemos contar com a GRES União da Ponte ( 2015) que desfila na Intendente Magalhães e o GRBC União da Ponte ( 1978) que desfila na Avenida Chile, ambos com sede na Avenida Maria Teresa 10, em frente ao Viaduto Alim Pedro.

Hoje em todo o bairro de Campo Grande é possível contar com um bloco de rua para os foliões aproveitarem a grande festa . A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na quinta-feira (12/01) a lista oficial de blocos e desfiles do carnaval de rua de 2023. Ao todo, os foliões vão poder curtir até 402 blocos, em 445 desfiles espalhados por toda cidade. Oficialmente, o carnaval de rua acontece entre os dias 21 de janeiro e 26 de fevereiro. Confira a lista completa dos blocos no bairro de Campo Grande:

NOME DO BLOCO

NA PRESSÃO EU VOU

BAIRRO

CAMPO GRANDE

DATA DO DESFILE

18/02

HORÁRIO DA CONCENTRAÇÃO

11h

HORÁRIO INÍCIO DO DESFILE

13h

HORÁRIO DO TÉRMINO DO DESFILE

17h

NOME DO BLOCO

BLOCO MORTO COM FAROFA

BAIRRO

CAMPO GRANDE

DATA DO DESFILE

18/02

HORÁRIO DA CONCENTRAÇÃO

14h

HORÁRIO INÍCIO DO DESFILE

18h

HORÁRIO DO TÉRMINO DO DESFILE

20h

NOME DO BLOCO

GRBC TÔ NEM AÍ

BAIRRO

CAMPO GRANDE

DATA DO DESFILE

18/02

HORÁRIO DA CONCENTRAÇÃO

18h

HORÁRIO INÍCIO DO DESFILE

20:00

HORÁRIO DO TÉRMINO DO DESFILE

22h

NOME DO BLOCO

CORDÃO DA BOLA LARANJA

BAIRRO

CAMPO GRANDE

DATA DO DESFILE

18/02

HORÁRIO DA CONCENTRAÇÃO

08h30

HORÁRIO INÍCIO DO DESFILE

09:30

HORÁRIO DO TÉRMINO DO DESFILE

12h30

NOME DO BLOCO

BLOCO SEU LAGARTO MAMA DE CAMPO GRANDE

BAIRRO

CAMPO GRANDE

DATA DO DESFILE

20/02

HORÁRIO DA CONCENTRAÇÃO

14h

HORÁRIO INÍCIO DO DESFILE

18h

HORÁRIO DO TÉRMINO DO DESFILE

20h

2 comentários em “Carnaval em Campo Grande RJ”

Deixe um comentário