O Forró da Caixinha Solidária na Zona Oeste RJ

O Dia Nacional do Forró é comemorado hoje e o dia escolhido faz referência ao nascimento do seu principal representante, o cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga que veio ao mundo em 13 de dezembro de 1912. A data foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República , pela Lei Nº 11.176, de 6 de setembro de 2005 , a partir de sugestão da então deputada federal Luiza Erundina.

Na cidade do Rio de Janeiro temos um espaço cultural onde se celebra o forró e as tradições nordestinas o ano inteiro, estamos falando do Centro Municipal de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga também conhecido como a Feira de São Cristóvão que fica localizado na zona norte da cidade. Na zona oeste também celebramos o forró o ano inteiro com a mesma alegria característica que retrata o nordeste mas de uma forma solidária.

O Forró da Caixinha Solidária é uma ideia do professor de dança de salão Aldair Sales que ama forró , segundo ele a ideia surgiu da necessidade de apresentar o forró em espaços públicos na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Uma amiga do professor sugeriu que ele fizesse isso em uma praça, como ele dispunha de uma caixinha de som que usava para suas aulas, deu o nome de Forró da Caixinha Solidária, no início não se recolhia nenhuma doação foi a partir da terceira edição que se recolheu ração para animais e depois a doações foram mudando. A primeira edição do Forró da Caixinha Solidária aconteceu em Santa Margarida.

O evento só acontece em praças públicas, mas é preciso a colaboração de pelo menos um morador do entorno que articule com sua comunidade para realização do forró, além de um banheiro disponível para uso dos participantes e um ponto de luz elétrica para ligar a caixa de som. O Forró da Caixinha Solidária não recebe ajuda e não é articulado com nenhum partido político, a ideia central é levar a cultura do forró para periferia da zona oeste, diz Aldair Sales.

As edições que deram mais público no evento foram em Vila Nova e Manguariba e as doações arrecadadas são destinadas à organizações como o Lar de Otávio, além de abrigos de animais, igrejas entre outros.

Siga o Forró da Caixinha Solidária nas redes sociais e fique por dentro do novos eventos: https://www.facebook.com/forrodacaixinhasolidaria https://www.instagram.com/forro_dacaixinha_solidaria/

Deixe um comentário