Circuito das Cachoeiras do Rio da Prata
Este circuito percorre um conjunto de poços e cachoeiras belíssimas do setor Rio da Prata, do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), em Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ) Abrange diversos poços de água e cachoeiras formadas pelas águas do rio do Rosário (que nasce no alto da serra, próximo a Pedra do Ponto) e riacho da Virgem Maria (que nasce próximo às encostas do Pico da Pedra Branca. A junção do rio e do riacho mais a frente, descendo o vale da Serra da Caixa d’água, formam o rio Lameirão.No local abrigam também as ruínas do antigo aqueduto, formado por tubulações de ferro fundido sustentadas por colunas de ferro, que ao todo abasteciam a antiga Fábrica de Tecido Bangu, do outro lado da serra.
Natal Imperial
A Magia do Natal toma conta da Petrópolis Imperial, transformando seu belo conjunto de praças, palácios, casarões e avenidas, num grande cenário. Palco de dezenas de espetáculos onde a cidade abriga um dos maiores eventos natalinos do País. Alta tecnologia, efeitos visuais, decoração especial, arte e história se unem no Natal Imperial, proporcionando ao público uma incrível e exclusiva experiência.
Visita Guiada Nossa Senhora do Desterro
Campo Grande além dos laranjais
É fato que o foco em Turismo na cidade, se concentra na Zona Sul e ou Centro, mas uma cidade que já foi Capital da Colônia, do Império e da República, não tem sua história resumida somente a dois polos na cidade. Há muito mais para se conhecer e redescobrir por toda a cidade. Campo Grande, um bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, com mais de 400 anos, é um destes lugares, que oferecem atrativo para qualquer pessoa local ou não interessada em fazer Turismo e conhecer mais sobre a história da região.
Praça Tiradentes: berço da vida noturna carioca
Maior reduto da vida noturna do século XIX até as primeiras décadas do XX, a Praça Tiradentes é o mais antigo polo cultural do Rio de Janeiro. Seu DNA de lazer e entretenimento foi iniciado em 1813, com a inauguração do Real Theatro de São João (atual João Caetano), que agitou o cotidiano da cidade e transformou o então Largo do Rocio – como a praça era chamada na época – no centro nervoso da vida social carioca.
Pontos de interesse:
– Rua da Carioca
– Cine Iris
– Bar Luiz
– Cine Ideal
– UFRJ – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
– Real Gabinete de Leitura Português
– Portal da Real Academia de Belas Artes
– Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
– Gafieira Estudantina
– Palacete do Barão do Rio Seco
– Rua do Lavradio
– Teatro Carlos Gomes
– Praça Tiradentes
– Estátua equestre de D. Pedro I
– Rua da Constituição
– Casa de Bidu Sayão
-Teatro João Caetano
– Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa
– Igreja Santíssimo Sacramento da Antiga Sé
Cinelândia, Lapa E Santa Teresa
Que tal conhecer a história da sua cidade , visitar verdadeiros cartões postais e ter muita história para contar aos amigos?
Pontos de interesse:
– Teatro Municipal
– Cinelândia
– Arcos da Lapa
– Escadaria Selarón
– Parque da Ruínas
Verde E Arte Nos Arredores Da Central Do Brasil
Poucos pontos da cidade são mais movimentados do que a Estação Ferroviária Dom Pedro II, conhecida como Central do Brasil. Milhares de cariocas embarcam e desembarcam ali diariamente de olho no relógio e o pensamento no trabalho. E quem repara nessa região repleta de tesouros arquitetônicos ,históricos, centro culturais e o maior parque da cidade?
PONTOS DE INTERESSE ?
– Central do Brasil
– Palácio Duque de Caxias
– Palácio Itamaraty
– Centro Cultural da Light
– Praça da República
– Arquivo Nacional
– Quartel Central do Corpo de Bombeiros
– Museu da Casa da Moeda
– Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge
Reservatório Victor Konder e Morro Luiz Barata ( Trilha)
No centro de Campo Grande, uma vista 360 ° graus do bairro , uma vista que merece sua visita.
Do cume do morro é possível observar praticamente toda a região de Campo Grande, mais para o horizonte também se avista o cemitério de Campo Grande, a Serra do Mendanha, Santa Cruz, Vasconcelos, Rio da Prata, Park Shopping Campo Grande e até a praia de Sepetiba.
Sobre o Reservatório Victor Konder : a obra foi concluída em 1928 e a inauguração ocorreu no ano de 1929, durante o governo de Washington Luis. Foi construído para reforçar a distribuição de água e sanar os problemas de abastecimento, ocorridos naquela época, especialmente nos bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz . O projeto foi do engenheiro Paulo de Novaes e como foi inaugurado na gestão do Ministro de Viação e Obras Públicas, Victor Konder e recebeu o nome do mesmo.
Fragmentos do Rio Antigo
Baseado no Livro Fragmentos do Rio Antigo de André Luis Mansur e Ronaldo Morais. Lançado em 2014 o livro reúne textos e fotos de monumentos históricos da região metropolitana do Rio Antigo, alguns já demolidos .
Tour fotográfico no Campo de Santana
Foi-se o tempo em que ele era um descampado ocupado por lavadeiras que, em volta do seu chafariz, lavavam roupas e falavam da vida alheia. No século XIX, o Campo de Santana ganhou importância, sendo palco de acontecimentos como a aclamação de Pedro I e a proclamação da República. Sua forma atual deve-se à reforma reforma do paisagista Glaziou, de 1880, e à abertura da avenida Presidente Vargas, que reduziram bastante sua área. Mesmo assim, ele ainda é um oásis no Centro da Cidade, com sua grutas , laguinhos e cotias e todo o espaço é convidativo para um clique fotográfico.
Os Palácios do Rio de Janeiro
Parece que a cidade maravilhosa sempre tem algo a mais para nos mostrar. O Rio de Janeiro, que já foi capital do Brasil e moradia da família real, abriga muito da história em sua arquitetura. Vem com a gente conhecer alguns dos belíssimos palácios existentes na cidade.
Pontos de interesse:
– Palácio Duque de Caxias
– Palácio Itamaraty
– Palácio do Conde dos Arcos
– Palacete do Barão do Rio Seco
– Palácio Pedro Ernesto
– Palácio Arquiepiscopal
– Palácio da Justiça
– Palácio Tiradentes
– Paço Imperial
Cosmos : um bairro da galáxias
Nas terras que pertenceram ao Engenho da Paciência, a Companhia Imobiliária Kosmos construiu um grande loteamento, a Vila Igaratá. Quando foi implantado o ramal ferroviário de Mangaratiba, a Companhia cedeu uma área para a construção da Estação Kosmos, inaugurada em 1928, que deu nome ao bairro.
Bauernfest . A Festa do Colono Alemão em Petrópolis.
Guaratiba Roteiro Histórico
Este bairro concentra ainda hoje o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do estado do Rio de Janeiro, exportando sua produção para todo o resto do país. Rezava a lenda que a denominação de “ilha” devia-se tão somente à uma corruptela feita no passado em decorrência do nome de seu então maior proprietário, um Sr. William – o “Wilha de Guaratiba”, na linguagem do povo da região ,hoje sabemos que não é verdade
PONTOS DE INTERESSE:
Paróquia São Salvador do Mundo
Estrada da Matriz
Fazenda Modelo
Igreja de Santo Antônio
D. João Carioca
No ano de 1807, o imperador francês Napoleão Bonaparte ameaçava conquistar toda a Europa ocidental. Sem poder, por vários motivos, travar uma guerra contra Napoleão, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, decide tomar uma atitude inédita e transferir toda a sua corte para o Brasil. Pouco tempo depois da chegada em 1808, um decreto de D.João eleva o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves. Mesmo depois que os franceses foram expulsos de Portugal, o príncipe preferiu continuar nos trópicos, na cidade do Rio de Janeiro que tanto lhe agradou. Acomodou-se de tal maneira que virou um “João carioca”, personagem popular da nossa história e brasileiro como ele só.
Pontos de Interesse:
– Arsenal Real do Exército e casa do Trem
-Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica
-Porto
– Convento do Carmo
– Capela Real
– Banco do Brasil.
– Praça do Comércio
– Largo da Carioca
– Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios
-Teatro de São João.
– Intendência de Polícia
– Impressão Régia.
Roteiro Aparecida Afro
A pastoral afro-brasileira foi criada em 1998 pelo Dom Gilio Felicio, o primeiro negro a chegar ao episcopado na arquidiocese de Salvador.
Roteiro Histórico em Pedra de Guaratiba
Você sabia? ✓ que Guaratiba é uma palavra indígena (tupinambá), que significa “lugar onde há grande quantidade de garças/garceiro” e surgiu da junção de dois vocábulos: “guará”, que quer dizer “ave”; e “tiba”, que significa “lugar onde há muita coisa reunida”. Daí surgiu “Guaratiba”.
O PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA
Foi criado em 1974, tem uma área aproximada de 12.492 hectares, fica na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e está presente em 17 bairros. São eles: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba. E abriga o ponto mais alto da cidade, o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros de altitude.
Roteiro Histórico em Paciência
Você sabia?
✓ que na região onde hoje é o bairro de Paciência havia um engenho de produção de açúcar e aguardente (entre 1797 e 1840), que era o mais moderno da época e era comandado por uma única mulher? O bairro de Paciência tem muito mais do que 7 maravilhas como consta de certo vídeo depreciativo sobre o bairro no YouTube.
A PEDRA DA BIGORNA
(popularmente conhecida como PEDRA DO TELÉGRAFO), localiza-se no alto do Morro de Guaratiba. Possui 354 metros de altura. A pedra ficou famosa pelas fotos de pessoas penduradas na pontinha, prestes a cair de um enorme penhasco. Lá de cima é possível ver as praias selvagens do Rio de Janeiro, como a Praia do Meio, Funda, Grumari, além do Recreio, Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea. Do outro lado, uma magnífica vista da Restinga da Marambaia e do mangue completam o cenário. O cume verdadeiro da pedra fica a 50 m, em linha reta para o sul, mas é um bloco rochoso de difícil acesso. Historicamente, o local serviu de base para um destacamento militar de observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial, daí acredita-se a origem do nome “Pedra do Telégrafo”.
Roteiro Histórico em Inhoaíba