Lugares Zona Oeste RJ

Curiosidades , dicas , história e roteiros de turismo na AP5 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Lugares Zona Oeste RJ

Curiosidades , dicas , história e roteiros de turismo na AP5 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Campo GrandeZona Oeste

A Vila Corcundinha em Campo Grande RJ

No verão escaldante da cidade do Rio de Janeiro uma vez tive a alegria de pegar um ônibus refrigerado da linha 821 ( Corcundinha/Campo Grande) , mas isso foi uma única vez.

O que me leva a este artigo não é essa situação rara e única da minha vida, mas o nome da linha do ônibus. Onde ficaria este lugar no bairro de Campo Grande e qual a razão de ter este nome?

A Vila Corcundinha fica numa região entre a estrada do Campinho e a estrada do Tingui, nos meados da estrada Santa Maria. Essa área foi desmembrada da antiga Fazenda Corcundinha, um desmembramento da Fazenda Campinho, e herdou o mesmo nome , sendo seus proprietários Heloisa Bernardi Montaury Pimenta e seu irmão Carlos Eduardo Bernardi Montaury Pimenta, filhos de Dr Edgard Amaury Pimenta e menores púberes quando aconteceu o desmembramento da área. As terras eram vizinhas da Fazenda da Graça cujo nome tem origem em D. Maria da Graça Machado viúva do Coronel José Domingues Machado falecido em 1927, comendador, grande negociante português, que desfrutava da amizade do presidente Arthur Bernardes e onde funcionava um renomado aviário em Campo Grande e um grande fornecedor de pintos.

Correio da Manhã (RJ)

Na final década de 40 o surge o Loteamento Proletário , futura Vila Corcundinha com um total de 758 lotes, conforme projeto aprovado sob o número 13.403 em 30 de junho de 1948

Jornal do Brasil (RJ) –

Ainda é possível perceber na área alguns imóveis dessa época muito bem preservados.

O loteamento original Vila Corcundinha, conta com amplas ruas e uma belíssima praça. A famosa praça Jarici, era o reduto de um clube de futebol chamado União e também era um celeiro de craques para times como o Flamengo, Botafogo e Vasco

O Jornal (RJ) – 1971

Apesar das ruas terem reconhecimento em 1958 pelo Decreto nº 13.837 de 17/03, em 1981 apenas duas ruas eram providas de calçamento. Um outro problema nessa época era o transporte , apenas 4 linhas de ônibus até o centro do bairro , parece que no quesito transporte a situação piorou nos dias de hoje.

Ruas Rio
A Luta Democratica : Um jornal de luta feito por homens que lutam pelos que não podem lutar (RJ) – 1981

Quanto a origem do nome Vila Corcundinha, sabemos que foi herdado da Fazenda Corcundinha da qual foi desmembrada, mas e fazenda que teve outros desmembramentos, qual seria a origem do nome? Seria talvez por conta do relevo da localização da fazenda. Teria a semelhança de uma corcunda conforme o mapa topográfico da cidade do Rio de Janeiro.

deca serejo

Deca Serejo é maranhense, moradora de Campo Grande, guia de turismo, graduanda em História e apaixonada pela cidade maravilhosa ,bairrista e idealizadora do Rio de Coração Tour, um Projeto de turismo e de valorização de territórios na Área de Planejamento 5.2 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro

16 thoughts on “A Vila Corcundinha em Campo Grande RJ

  • Carlos Eduardo de Souza

    Belíssimo artigo. Só acrescentando: além da Vila Corcundinha, tem também uma localidade onde morei com meus pais, entre a estrada do Tingui e a Rio-São Paulo, denominada de “bairro” Corcundinha. Teria alguma ligação?

    Reply
    • Qual era o nome da rua que você morava, a partir podemos fazer uma pesquisa para lhe responder?

      Reply
    • Deidson Passos

      Eu como morador desde os anos 50 prefiro chamar de vila nova

      Reply
  • Deidson Passos

    Parabéns por essa excelente explicação, em 1954 nasci aqui.

    Reply
  • Anselmo Oliveira

    Bom dia. Vocês tem a planta, ou data de quando foram construidas as primeiras casas em vila nova. mais especificamente as da rua argoim? eu creio q tenha sido proximo e ou na mesma data que a Vila Corcundinha. mas nunca ninguem soube a data certas, e eu nunca achei os documentos.

    Reply
    • Olá, o Projeto de arruamento do Loteamento Proletário da Estrada do Campinho 798 onde está inserido a Rua ARGOIM que está disponível no Banco de Imagens da SMPU da prefeitura do Rio data de 1968

      Reply
  • Consegue o histórico do bairro Cedae – Campo Grande ( próximo a rua Aricuri)? No local havia uma grande chácara.

    Reply
  • Maria José Bernardes Correia goncalves

    Vivi na vila corcundinha entre dos meus 4 anos até aos 9 anos. Tínhamos uma “quitanda” ( creio que era este o nome). Vendíamos fruta, vegetais, carvão, etc. A casa nas traseiras tinha um grande terreno junto a um campo de futebol.
    Meus pais eram Nicolau e Maria da Conceição. Eu e o meu irmão Francisco fomos de Portugal e quando regressamos já vieram mais dois irmãos ( a Zélia com 3 anos e o José com poucos meses). Gostava de ver fotos do local onde vivi.

    Reply
    • Quantas informações. Espero que tenha gostado do nosso artigo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *