A rua Comary em Campo Grande RJ
A Rua Comari, localizada no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, possui uma história que remonta ao início do século XX. O loteamento da região começou em 1919, e o arruamento se consolidou em 1926, sendo considerado um dos mais antigos loteamentos de Campo Grande.
Diferente de outros bairros vizinhos, a formação da Rua Comari não se deu a partir de terrenos de antigos sítios produtores de laranja, que foram a base econômica de grande parte da região. Pelo contrário, a origem da área está ligada a um projeto urbano planejado, conhecido inicialmente como Vila Independência.
Quando surgiu, a área era conhecida como Vila Independência, um loteamento moderno para a época, que se destacava dentro do contexto de Campo Grande. Com o tempo, o nome foi modificado para Comari, simplificado, mas mantendo sua essência histórica.
Um dos aspectos mais interessantes da história da Rua Comari é a homenagem ao botânico Francisco Freire de Alemão Cysneiros, natural do Mendanha, região em Campo Grande.
Freire Alemão foi uma figura de grande importância para a botânica no Brasil, sendo reconhecido como pesquisador e estudioso da flora nacional. A relação com a Rua Comari se fortalece pelo fato de que a proprietária do terreno do loteamento Vila Independência era Maria Freire Vasconcellos, sobrinha do botânico e viúva do senador Augusto Vasconcellos.
Além da Rua Comari, outras ruas da região também fazem referência à botânica, entre os exemplos, podemos citar: Baycuru, Ituassu, Jupaty, Flora, Catiara, Jissara, Avaré