Bloco Zona Mental no IMASC em Santa Cruz RJ

No IMASC – Instituto de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Material e Imaterial do Matadouro em Santa Cruz, aconteceu, no início de janeiro de 2025, uma oficina de máscaras do antigo Carnaval de Santa Cruz, realizada em parceria com o CECCOZO – Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste Fazendo Arte.

No primeiro dia da oficina, foi ministrada uma aula prática de produção das máscaras com o Mestre Elias, que, aos quase 90 anos, possui a disposição de um jovem folião. Ele foi aluno de Nichol Xavier Aratuba, um dos principais produtores de máscaras artesanais do Carnaval de Santa Cruz.

No segundo dia da oficina, foi a vez de Gabriel Castilho, ou simplesmente Gabriel Billy, nos presentear com uma palestra sobre o antigo Carnaval de Santa Cruz, tema também de sua dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais na UFRJ.

No terceiro dia da oficina, houve o ensaio do Bloco Zona Mental, criado por usuários, familiares e profissionais da atenção psicossocial da Zona Oeste, que desfila há 8 anos. Também continuaram as produções das máscaras.

Vale ressaltar que toda a produção das máscaras feitas pelos conviventes do CECCOZO e pelos participantes da oficina será utilizada no desfile do Bloco Zona Mental durante o Carnaval de 2025, no dia 21 de fevereiro, na Praça Guilherme da Silveira em Bangu cujo enredo será “VEM SER CRIANÇA NO BLOCO ZONA MENTAL!”. Em todos os dias, houve café colaborativo e, no último dia da oficina, um delicioso almoço.

O IMASC foi idealizado e é dirigido por Edite Moraes, professora e historiadora, doutoranda em História e especialista em Fazenda Santa Cruz e Matadouro Público de Santa Cruz, que acolheu a todos com muita simpatia e vasto conhecimento sobre o território.

O CECCOZO é o Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste, uma instituição que promove a interação entre a comunidade e os usuários de saúde mental. Criado em 2014 no bairro de Campo Grande, inicialmente funcionava na Centro Cultural Elza Osborne ( antiga lona). Deixamos registrado também a participação contagiante dos conviventes e a atenção dos profissionais de saúde da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

IMASC – Instituto de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Material e Imaterial do Matadouro Público de Santa Cruz

Endereço: Tv. Dornelas – Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ

CECCOZO – Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste Fazendo Arte

Endereço:  Estrada da Caroba 449 Campo Grande ( Casa Bosque)

Deixe um comentário