Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais em Campo Grande RJ

Aconteceu em Campo Grande, na UNIRJ (Centro Universitário do Rio de Janeiro), o primeiro Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais, uma parceria entre a universidade e a Badulaque Produções, uma produtora cultural estabelecida no bairro de Campo Grande, RJ, e gerida por Mônica de Castro e Rubinho Effe.

O Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais foi ministrado durante a última semana de novembro e meados de dezembro de 2024. O curso contou com 5 módulos e uma aula extra, divididos em: documentação, escrita, orçamento e cronograma, acessibilidade, prestação de contas, entre outros, além de ter sido uma experiência totalmente prática, do tipo “mão na massa”.

A Badulaque Produções foi fundada em 2018 e já conta com excelentes produções em sua trajetória. Siga a produtora para saber mais em badulaqueproducoes no Instagram. O nome curioso da produtora foi escolhido por Mônica de Castro, inspirada pela sonoridade da palavra.

Já a ideia do Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais surgiu há aproximadamente dois anos e meio, a partir de uma necessidade percebida dos produtores Mônica de Castro e Rubinho Effe entre seus amigos artistas que desejavam participar de editais, mas não sabiam por onde começar. No entanto, o projeto não foi realizado na época devido à falta de um espaço adequado e à correria do dia a dia de ambos.

Após a participação de Mônica de Castro e Rubinho Effe no Projeto Academia Carioca de Arte e Longevidade neste ano de 2024, uma parceria firmada com a UNIRJ, mais a formação de um grupo de artistas, decidiram, então, lançar o curso.

Para os dois, o resultado do curso foi surpreendente, visto que os alunos estão com projetos bem encaminhados e com ideias inovadoras, o que Rubinho Effe considera fundamental para o desenvolvimento de um bom projeto.

Diante do sucesso do curso, Mônica de Castro e Rubinho Effe pretendem criar uma incubadora de Projetos Culturais para Editais para os alunos da primeira turma, em parceria com a UNIRJ e o Centro Cultural Moacyr Bastos. Além disso, planejam uma proposta recebida para um novo Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais na Universidade Castelo Branco em 2025 e a formação de uma segunda turma do mesmo curso na UNIRJ, também para o primeiro semestre de 2025.

Para Marcelo Honorato, de 49 anos, que trabalha na produção do cantor Pedro Gomes, sobrinho-neto de Jackson do Pandeiro, o Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais foi de extrema importância, ajudando os alunos a entenderem melhor como funciona o mundo dos editais, que ele considera complexo e que exige conhecimento e muita atenção. O curso ampliou os horizontes e a visão do produtor, além de segundo ele preparar melhor os alunos para esse cenário.

Serviço:

UNIRJ
R. Eng. Trindade, 229 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ

Universidade Castelo Branco
Av. de Santa Cruz, 1631 – Realengo, Rio de Janeiro – RJ

6 comentários em “Curso de Escrita de Projetos Culturais para Editais em Campo Grande RJ”

  1. Foi muito bom ter feito esse curso,eu não tinha noção de como escrevia um edital. A Mônica e o Rubinho são extremamente atenciosos e esclareceram todas as nossas dúvidas prontamente.

    Responder
  2. A Mônica e o Rubinho foram excepcionais na condução do curso. Com uma didática impecável a partir das próprias experiências com editais e projetos. Além de serem pessoas maravilhosas! Vale muito a pena para quem pretende melhorar ou ingressar nesse mundo!!

    Responder
  3. Ter estado na primeira turma do Curso de Escrita de PROJETOS, sendo totalmente “crua” na questão, foi um salto na inspiração. Perceber o quão importante e necessário é esse trabalho, para fortalecimento de nossa região e ao nosso povo. O grupo alunos também foi valioso.
    Cabeça fervilha de ideias agora

    Responder

Deixe um comentário