Jardim da Luz Campo Grande RJ

Embora o nome do loteamento remeta a um “Jardim Iluminado”, o Jardim da Luz que é composto pelas ruas: Rua do Ferro, Rua do Manganês, Rua do Mármore, Rua do Ouro, Rua do Petróleo e Rua do Rádio, o nome foi escolhido devido ao sobrenome do proprietário do terreno antes de ser vendido a uma imobiliária onde o loteamento foi construído, nos anos 1960: Arthur Carlos Daluz.

O loteamento está localizado próximo ao Habib’s, em Campo Grande, RJ. No terreno, havia um pomar, e onde hoje funciona o restaurante fast food de comida árabe, existia um prédio de número 319, onde funcionava um armazém do Sr. José Diogo. Segundo informações colhidas em uma rede social, o armazém seria de José Martins Diogo Júnior. Chama a atenção, na imagem do mapa do local onde hoje é o atual Largo da Maçonaria, a existência de uma bica.

Gazeta de Noticias (RJ) Ano 1937\Edição 00157

Em maio de 1964, foi inaugurada no Jardim da Luz a Escola Municipal Charles Péguy, em homenagem ao grande escritor francês que faleceu em combate durante a Primeira Guerra Mundial.

Nem tudo era flores no Jardim da Luz em 1977. Não havia iluminação, supermercados ou transporte adequado; de fato, o que florescia era apenas o capim na Praça Mármore e o comércio não passava de tendinhas em algumas casas.

O Fluminense (RJ) Ano 1977\Edição 02337

Deixe um comentário