Lugares Zona Oeste RJ

Curiosidades , dicas , história e roteiros de turismo na AP5 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Lugares Zona Oeste RJ

Curiosidades , dicas , história e roteiros de turismo na AP5 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Campo GrandeZona Oeste

Mendanha Campo Grande RJ

Mendanha é uma localidade situada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na região encontram-se diversos loteamentos, como Jardim Mendanha, Novo Mendanha, Conjunto Votorantin e Campo Belo, além do Caminho do Ceará e do Jardim Nossa Senhora das Graças — este último popularmente conhecido como “Carobinha”, em referência à sua principal via. Há também a Serrinha do Mendanha, uma área de forte caráter rural. O restante do território é formado por sítios e residências espalhadas, muitas delas dedicadas à produção agrícola.

O nome Mendanha tem origem no período colonial, em homenagem ao Capitão Luiz Vieira Mendanha Sotto Mayor, que em 1731 instalou um engenho de açúcar na Fazenda Mendanha. Proprietário também de terras em Guaratiba, o capitão foi perseguido pela Igreja sob a acusação de ser judeu, tendo seus bens confiscados, conforme registrado por Vieira Fazenda.

Posteriormente, a fazenda passou a pertencer ao padre Antônio Couto da Fonseca, padrinho e protetor do médico e cientista Freire Alemão. Da Fazenda Mendanha saíram as primeiras mudas que deram origem aos cafezais das regiões de Resende, Arrozal, Areias, entre outras.

Fonte: Museu de Campo Grande

Entre os principais atrativos da região está a Cachoeira do Mendanha, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Campo Grande. Outro destaque são as Torres do Mendanha, localizadas na Serra do Mendanha, que abrigam torres de retransmissão de rádio e televisão, um radar meteorológico do sistema Alerta Rio e equipamentos utilizados por radioamadores.

A área também integra a Área de Proteção Ambiental Estadual de Gericinó-Mendanha, uma importante unidade de conservação que abrange cerca de 7.972 hectares, estendendo-se pelos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Nilópolis.

Dentro desta área se encontra o Parque Estadual do Mendanha (PEM) foi criado pelo Decreto Estadual nº 44.342, de 22 de agosto de 2013, abrangendo uma área de 4.398,10 hectares distribuída pelos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Mesquita que tem como objetivo assegurar a proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região, que abrigam, em uma área densamente florestada, espécies raras e ameaçadas de extinção.

O parque também protege chaminés vulcânicas, nascentes e inúmeros cursos d’água que contribuem para o Rio Guandu — principal manancial de abastecimento dos municípios do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana.

deca serejo

Deca Serejo é maranhense, moradora de Campo Grande, guia de turismo, graduanda em História e apaixonada pela cidade maravilhosa ,bairrista e idealizadora do Rio de Coração Tour, um Projeto de turismo e de valorização de territórios na Área de Planejamento 5.2 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *