Por meio de um convênio entre a Telecomunicações do Rio de Janeiro S/A (TELERJ) e a Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), surgiu, no início da década de 1980, o Conjunto Quafá, localizado em Bangu, a apenas 600 metros da Avenida Brasil.
O conjunto foi inaugurado em 1981 e era destinado aos funcionários da TELERJ. Foram construídas 1.000 casas, com a previsão de dobrar esse número no ano seguinte.
A chave da milésima casa — uma unidade do tipo duplex (com sala, cozinha, banheiro e área para ampliação) — foi entregue ao ajudante de emendador Elton Henrique Lopes. Além disso, ele recebeu um diploma comemorativo das mãos do então Ministro das Comunicações, Haroldo Corrêa de Matos.Na mesma ocasião, foi inaugurada a praça de esportes do conjunto.


A TELERJ (Telecomunicações do Rio de Janeiro S/A) foi a operadora de telefonia do sistema Telebras no estado do Rio de Janeiro, antes da privatização em julho de 1998. Em 1991, lançou o primeiro serviço de telefonia móvel do Brasil, sob a marca Telerj Celular, que hoje é a Vivo. A marca TELERJ deixou de ser usada em 1999.

O terreno onde foi construído o Conjunto Quafá pertencia à Companhia Progresso Industrial. Para isso, foram desmembrados lotes da Estrada Guandu do Sena, da Estrada do Quafá e da antiga Fazenda do Retiro.
Uma curiosidade interessante é a origem do nome do conjunto: ele vem da estrada que dá acesso ao local, cujo nome sofreu uma corruptela ao longo dos anos. Originalmente chamada de “Cafuá” — termo de origem banto que significa cova, caverna, lugar escuro e isolado, e que também nomeia um morro da região —, a estrada teve seu nome alterado com o tempo para “Quafá”, forma que acabou perdendo o significado original.



O Conjunto Quafá abriga importantes equipamentos públicos, como as escolas Municipal e Estadual Jorge Zarur, a Creche Municipal Mulheres do Quafá, a Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho, o CIEP Vila Kennedy e o Centro Municipal de Saúde Henrique Monat.
Muito interessante e esclarecedora essa pesquisa. Seu trabalho como sempre é excelente!
Obrigada