Existem várias possíveis versões para a origem da árvore de Natal. Uma delas é a de que um monge quis acabar com a tradição pagã da adoração da árvore em homenagem ao solstício de inverno no século 18 na Europa. Como a a ideia não deu muito certo, ele decidiu associar a figura triangular do pinheiro à santíssima trindade e ao nascimento de Jesus Cristo. Outra teoria é a de que Martinho Lutero teria ficado maravilhado com a imagem de um pinheiro resistindo bravamente à neve do inverno e resolveu reproduzir o que ele viu com enfeites. A árvore de natal só chegou à América Latina no século XX.
Já a Árvore de Campo Grande é uma tradição que acontece desde 2015 e é montada na Estrada do Cabuçu no loteamento Vila Jardim no bairro de Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro. A árvore que tem altura média de 9 metros este ano chegou a 12 metros de altura. A inauguração ocorre na primeira semana de dezembro embora no anos anteriores ocorresse no dia primeiro do mês natalino e a transmissão de inauguração da árvore costuma acontecer nas redes sociais de Rogerio Rocal que idealizou a montagem da árvore.
Segundo Rogerio Rocal durante os 4 primeiros anos o grupo político que ele faz parte organizava a montagem da árvore, mas devido a manutenção complicada do monumento hoje eles preferem em formas de cotas contratar uma empresa que monta e faz a manutenção pelos 30 dias de dezembro. O local onde abriga a árvore não foi escolhido a revelia ainda segundo Rocal era um cruzamento perigoso entre a Estrada do Cabuçu e Avenida Glicínia e como a prefeitura fez um canteiro para evitar acidente o grupo viu uma oportunidade de ocupar esse espaço de uma forma criativa.
Abaixo temos as edições e o registros de cada ano. De acordo com o idealizador as edições mais emocionantes foram aquelas onde as bandas da PM, dos Bombeiros, da FEUC e do bairro participaram.
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
Atividades culturais como apresentação de orquestras, coros e poesia de artistas do bairro além da reunião e congregação dos moradores costumam acontecer nesse advento. Esse evento tradicional e familiar marca o início da época natalina no bairro de Campo Grande e a árvore também é local de confraternização para grupos do bairro como o Projeto de Ginástica do Bosque do Cabuçu que fez uma animada Cantata Natalina no local este ano.
O símbolo natalino ainda não faz parte do calendário oficial da cidade mas deveria vocês não concordam?
As luzes da árvore acendem junto com a iluminação pública e o grupo responsável pela montagem da árvore paga uma taxa de energia festiva a prefeitura. A árvore é desmontada na primeira semana do novo ano , até lá você tem tempo suficiente para uma sua selfie nesse ponto turístico do bairro mais populoso da nossa cidade e se postar no Facebook ou Instagram me marca, tá bom?