Lugares Zona Oeste RJ

Curiosidades , dicas , história e roteiros de turismo na AP5 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Lugares Zona Oeste RJ

Curiosidades , dicas , história e roteiros de turismo na AP5 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Campo GrandeInhoaibaZona Oeste

Festival Elas, VozesSuburbanas revela talentos femininos da Zona Oeste com shows gratuitos de Nilze Carvalho e Ariel Letícia

Texto: Priscila Bispo

Evento gratuito com atrações para todas as idades, no Parque Oeste, destaca empoderamento feminino e solidariedade – ação recebe doações de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Pela primeira vez a Zona Oeste recebe o Elas, VozesSuburbanas, festival que acontece nos próximos dias 21 e 22 de março no Parque Oeste, em Inhoaíba. Idealizado pela produtora criativa e inquieta, moradora de Campo Grande, Mônica de Castro, o encontro traz uma programação totalmente direcionada a elas e conta com mulheres artistas, ativistas e empreendedoras – a entrada é franca e a classificação é livre – com atrações para públicos de todas as idades.

Ao todo são 56 artistas (cis, trans, negras, LGBT+ e indígenas), de diversas expressões como música, dança, teatro, circo, artes plásticas, contação de história, artesãs e performers da região que passarão pelos palcos. Entre as artistas homenageadas, estão mulheres talentosas que têm ligação direta com a Zona Oeste, como as já saudosas: Chica Xavier, atriz consagrada que na década de 80 fundou seu terreiro no bairro de Sepetiba, onde morou até o seu falecimento; e Emilinha Borba – estrela da época de ouro do Rádio.

Além delas, a artista visual contemporânea Tadáskía – nascida e criada no bairro de Santíssimo – cuja Galeria abrigará as exposições levará seu nome – e a cantora/ multi-instrumentista Nilze Carvalho também receberão homenagens.

Na sexta (21/03), o show principal ficará a cargo da cantora revelação da região Ariel Letícia e no sábado (22/03) da madrinha da primeira edição, a já consagrada, Nilze.


Os dias 17 e 19 de março serão destinados às apresentações das artistas que foram selecionadas para o Festival a públicos específicos, como aqueles com limitação, restrição ou dificuldade de ir até o Parque Oeste no fim de semana do evento. Lar de idosos, ONGs voltadas para o cuidado de mulheres em situação de vulnerabilidade e escolas públicas da região receberão as atrações em seus espaços com apresentações fechadas ao público em geral.


Já nos dias 18 e 20 de março, na parte da tarde, na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva (em Campo Grande), acontecerão duas rodas de bate-papo, que a cada dia homenageará uma artista carioca. A primeira (18/03) traz as cantoras convidadas Maria Zenayde e Áurea Martins falando sobre as questões das mulheres artistas e suas lutas no subúrbio do Rio.

O segundo momento (20/03) traz a Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, além da empreendedora social e fundadora do Instituto Josefinas, Aira Nascimento, abordando o tema: ”Como é ser mulher negra e suburbana no Rio de Janeiro”. As inscrições são limitadas a 35 vagas por encontro e poderão ser efetuadas previamente através de formulário disponibilizado na bio da rede social do Festival @elasvozessuburbanas.

Elas, VozesSuburbanas nasceu a partir do olhar aguçado da produtora cultural formada em Dança, Mônica de Castro, que percebeu a necessidade e urgência de um encontro entre/para artistas dedicado e feito por mulheres da Zona Oeste. De acordo com ela, em geral, costuma ser um grande desafio para a mulher ter sua voz ouvida, para a mulher suburbana então, o desafio é em dobro.

”É essencial ouví-las e refletir sobre como se dá o poder feminino na periferia onde, às vezes mesmo sem saber, muitas delas lutam dia a dia por direitos, igualdade e justiça social. É preciso refletir sobre como mães, solo ou não, encontram tempo e disposição para produzir arte, para fazer dessa arte sua sobrevivência e ainda inspirar outras tantas, afinal
o subúrbio não para, nem elas”.

Mônica acrescenta ainda que, diante do cenário atual, cenário em que mulheres perdem representatividade, oportunidade e até mesmo a vida, o Elas, Vozes Suburbanas se faz mais do que necessário. ”É necessário que se recrie um novo cenário, um cenário oposto ao atual, e criá-lo não é fácil.

O festival foi idealizado por uma mulher suburbana, ou seja: desistir não faz parte do plano. Há um número crescente de festivais e eventos tendo como foco as mulheres, que bom” – conclui a responsável pela Badulaque Produções.


Consciência e solidariedade
Na ocasião, o Festival aceitará doações de absorventes, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social – situação de rua, população carcerária e privadas de liberdade. A ação visa empoderar mulheres vulneráveis com solidariedade comunitária e conscientização menstrual. A entrada é gratuita, porém incentiva a contribuição solidária; através da doação de um pacote de absorvente, que será doado para o Instituto Penal Santo Expedito (presídio feminino).
O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:
Festival Elas Vozes Suburbanas – GRÁTIS
Data: 21 e 22 de março de 2025
Local: Parque Oeste – Inhoaíba/RJ
Endereço: Avenida Cesário de Melo, 6851
Horário: 15h30 às 21h30 (sexta) e 14h às 21h30 (sábado)

Entrada solidária – 1 pacote de absorvente

deca serejo

Deca Serejo é maranhense, moradora de Campo Grande, guia de turismo, graduanda em História e apaixonada pela cidade maravilhosa ,bairrista e idealizadora do Rio de Coração Tour, um Projeto de turismo e de valorização de territórios na Área de Planejamento 5.2 da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro

2 thoughts on “Festival Elas, VozesSuburbanas revela talentos femininos da Zona Oeste com shows gratuitos de Nilze Carvalho e Ariel Letícia

  • Esse evento vai revolucionar Campo Grande e adjacências. Imperdível!!!

    Reply
  • Simone Bernardes

    Um evento de grande peso e necessário para nossa região, dando voz e evidência às mulheres. Parabéns pela iniciativa e espero que tenhamos mais!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *