Por ocasião das comemorações dos 419 anos do bairro de Campo Grande tivemos a satisfação de conhecer o Instituto Socioambiental Reserva da Prata. O Instituto é gerenciado pelo casal Izabela e Vagner Martins.
Izabela Martins é Ambientalista, formada em Biologia, com especialização em Perícia e Auditoria Ambiental, Manejo Agroflorestal, Gestão de projetos e Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental, com foco socioeducacional em energia fotovoltaica e Vagner Martins é Formado em Gestão Ambiental, Graduando em Arquitetura e Urbanismo, com curso técnico em edificações e Agente de Desenvolvimento Sócio Ambiental, atuante nessas questões na zona oeste do Rio de Janeiro desde 2015, Educador social, Artesão, Bioconstrutor, Agroflorestor (integrante da Rede Agroflorestal do Estado do Rio de Janeiro). Com experiência como coordenador em gestão e desenvolvimento de projetos. Fundador do Instituto Socioambiental Reserva da Prata e músico nas horas vagas.
E o que eu também não sabia é que o Instituto Socioambiental Reserva da Prata não se limita apenas a localidade do Rio da Prata em Campo Grande no Rio de Janeiro. Segundo Izabela o nome do Instituto é uma referência direta as raízes do casal que estão vinculadas ao Rio da Prata em Campo Grande, e a forte ligação com a ancestralidade indígena, é também uma forma de reverenciar as comunidades tradicionais quilombolas (em especial o Quilombo da Dona Bilina). Eles buscam não só homenagear mas levar com eles, um pouco desse lar, e assim poder mesmo que a distância, impactar positivamente a região do Rio da Prata ao lembrar através desse trabalho sua importância para o casal e para o município do Rio.
O Instituto é uma empresa que tem como finalidade, a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do bem estar alinhado ao desenvolvimento sustentável. O trabalho tem como principal ferramenta a educação ambiental, através da implantação de tecnologias sociais e ações que promovam o bem estar em harmonia com o meio, os ideais do casal são norteados pela Agroecologia, Permacultura e a construção do bem viver como meta.
“Nosso trabalho não está limitado ao espaço particular da Chácara Reserva da Prata, pois como profissionais promovemos mentorias, cursos, vivências, oficinas e palestras em outros espaços, além de promover projetos em parcerias, ex: Muriquiassu (Niterói), Terras de Maria Bonita (Parati), Vila Sercopia (Guapimirim), Aspta (projeto Sertão Carioca), Instituto Angélica Gular, Fio Cruz Mata Atlântica, Colônia Juliano Moreira dentre outros.”
O Instituto Socioambiental Reserva da Prata realiza visitas eco pedagógicas no espaço onde está funcionando atualmente e no domingo dia 27 de novembro de 2022, regado a música ao vivo e uma deliciosa feijoada da Reserva da Prata lançou a linha de produtos Agroecológicos para comercialização.
Para janeiro de 2023, o Instituto está organizando uma Colônia de Férias Agroecológica onde espera atender um público de 06 a 14 anos, com vivências em cultivos de hortas, manejo com animais de pequeno porte, atividades artísticas e lúdicas, recreação e alimentação natural (frutas, legumes e hortaliças cultivados no local).
Para conhecer melhor esse projeto acesse as redes sociais @reserva.da.prata e Instituto Socioambiental Reserva da Prata além do número 21 970025476.