Quem disse que a diversão e o lazer estão restritos à zona sul da cidade do Rio de Janeiro? Este artigo tem como objetivo desmistificar essa ideia e mostrar opções de lazer para todos os gostos no bairro mais populoso do Brasil: Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Pontos Turísticos
De carro, transporte público ou a pé, é possível conhecer os principais pontos turísticos do bairro, e o melhor: tudo de graça.
Igreja Nossa Senhora do Desterro
Segundo o Inventário Arquirio, a atividade paroquial da freguesia teve início com uma pequena ermida no bairro de Bangu, construída em 1673. No entanto, a capela original entrou em ruínas já na década de 1720, devido à inadequação do terreno. Dom Francisco de São Jerônimo, bispo do Rio de Janeiro, decidiu construir um novo templo, mas a escolha do local gerou conflitos entre os moradores, o que atrasou a obra por quase cem anos. Durante o século XVIII, a antiga capela foi negligenciada, sendo visitada por Monsenhor Pizarro em 1794, que denunciou seu completo abandono. No início do século XIX, teve início a construção de uma nova matriz, inaugurada no local da atual paróquia de Campo Grande, com características arquitetônicas distintas, como torres e um frontão recortado. A nova igreja não preservou os objetos ou talhas da capela original.
Serviço:
Endereço: R. Amaral Costa, 141 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Usina de Bonde
Em 1896, os bondes chegaram a Campo Grande, inicialmente usados para o transporte de capim. O transporte de passageiros começou em 1908, e em 1917 os bondes foram eletrificados e as linhas ampliadas. Eles integravam o Serviço de Transporte Rural e circularam até 1967. A Oficina de Manutenção dos Bondes, inaugurada em 1917, ainda existe, funcionando atualmente como uma unidade da Comlurb. A maior parte dos trilhos dos bondes permanece, cobertos pelo asfalto.
Serviço:
Endereço: Está situado no entroncamento das estradas do Monteiro, Magarça e do Mato Alto, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Praça dos Monumentos
O mais recente espaço do bairro foi criado durante as obras do mergulhão. No local, é possível encontrar pelo menos cinco monumentos que contam a história da região, como o busto de Arthur Rios, o monumento do ICC, o obelisco de Alim Pedro, as colunas do Freire Alemão e o busto de Manoel Branco. Além disso, o espaço conta com uma pista de skate.
Serviço:
Endereço: Avenida Cesário Melo em frente ao Assaí supermercado, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Mural Cultural de Campo Grande
Uma mural onde foram ilustrados pelo artista Alan Castilhos, alguns ícones da história sociocultural da região, como os bondes, a Igreja de N.S. do Desterro, a citricultura (representada pelos laranjais), a avicultura (simbolizada pelo galo), as artes, que destacam a musicalidade do bairro, as artes cênicas e o Campo Grande Atlético Clube
Serviço:
Endereço: R. Aurélio de Figueiredo, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Cachoeiras e Trilhas
O Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do Brasil. Ele ocupa cerca de 10% da área total do município, com aproximadamente 12.500 hectares de vegetação típica da Mata Atlântica. O maciço abrange diversos bairros, incluindo Campo Grande, oferecendo uma ampla variedade de atividades de lazer, como cachoeiras e trilhas. Já falamos sobre a Cachoeira do Mendanha aqui no blog, clique [aqui]. Além disso, há várias opções de trilhas, como o Morro da Bela Vista, o Circuito da Caixa d’Água, o Morro dos Caboclos e o Jequitibá Centenário e outras na localidade do Rio da Prata.Serviço:
Serviço:
https://www.instagram.com/pem.mendanha
https://www.instagram.com/trilhas_significativas/
Mirantes
Os Mirantes da Posse e do Reservatório Victor Konder são ótimas opções para quem deseja ver o bairro do alto. O Mirante da Posse está localizado dentro da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Floresta da Posse, criada pelo Decreto Rio 50962, de 08.06.2022. Além do bairro de Campo Grande, a ARIE abrange também as regiões de Santíssimo e Senador Vasconcelos. Quanto ao Reservatório Victor Konder, também conhecido como a “caixa d’água” de Campo Grande, você pode saber mais clicando [aqui].
Serviço:
Reservatório Victor Konder
Endereço: acesso pela R. Aratanha , Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Mirante da Posse
Endereço: acesso no final da R. Francisco Fernandes da Cunha, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Contemplar o pôr do sol no Nosso Bosque
O Bosque não é apenas um lugar, mas sim um movimento, uma ideia, um projeto da comunidade do Loteamento Amanda, que tem como objetivo principal desenvolver um trabalho de educação ambiental no Morro da Posse, em Campo Grande, e em outras áreas da região. Se você quiser saber mais, pode clicar [aqui].
Serviço:
Endereço: acesso pela R. Ana Custódia , Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Bater um papo com a Estátua do Adelino Moreira
A estátua interativa do compositor Adelino Moreira, o monumento foi inaugurado em 2002 no mesmo ano de falecimento do cantor. Feita em bronze, a peça é assinada por Mestre Saul e mostra Adelino sentado em uma mesa de bar, segurando o violão e uma caneta, como se estivesse escrevendo uma de suas canções.
Serviço:
Endereço: R. Barcelos Domingos, 1 Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Visitar o Museu de Campo Grande
O Projeto Museu de Campo Grande; um inventário cultural de Campo Grande, a partir do seu Centro Histórico . O projeto é um ato de respeito ao passado, um investimento no presente e uma garantia para o futuro, para a construção de uma sociedade mais consciente de sua história, mais orgulhosa de sua identidade e mais comprometida com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Serviço:
Curtir um show no Teatro Arthur Azevedo e no Teatro de Arena Elza Osborne
Após uma revitalização completa, como parte do programa Acelera Funarj, o espaço do Teatro Arthur Azevedo foi ampliado e transformado em um centro cultural, com a finalidade de proporcionar uma programação variada para a comunidade local. O Teatro de Arena Elza Osborne tem suas origens no Teatro Rural do Estudante, fundado em 14 de julho de 1952, o espaço ainda exibe obras do artista Miguel Pastor.
Serviço:
Teatro Arthur Azevedo
Endereço: R. Vítor Alves, 454 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Teatro de Arena Elza Osborne
Endereço: Estr. Rio do A, 220 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Conferir o acervo de livros da Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga
Com aproximadamente nove mil títulos em seu acervo, o local passou por uma revitalização, recebendo novas instalações e mobiliário apropriado. Isso possibilitou a ampliação de seu atendimento a um público mais amplo.
Serviço:
Endereço: R. Amaral Costa, 140 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Conhecer o Centro Cultural dos Bombeiros
Fundado em 1938 no bairro de Campo Grande, o quartel do 13º Grupamento de Bombeiros Militar também abriga um Espaço Cultural, inaugurado em outubro de 2023. O espaço exibe fotografias e equipamentos utilizados pelo grupamento, oferecendo uma experiência educativa e interativa aos visitantes.
Serviço:
Endereço: Avenida Cesário de Melo, 3226 Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Fazer comprinhas no Calçadão
Isso inclui o Mercado São Braz, que oferece uma grande variedade de produtos a famosa feira de artesanato, com peças únicas e feitas à mão, os sebos, para os amantes da leitura e da cultura, além das lojas tradicionais.
Serviço:
Endereço: Avenida Cesário de Melo, 3226 Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Conhecer a Casa Bosque
Iniciado em 2017, com a proposta de acolher e divulgar a diversidade das manifestações culturais da Zona Oeste, o espaço colaborativo Casa Bosque dispõe de 4.500 m² de área verde, localizado no coração de Campo Grande.
Serviço:
Endereço: Estrada da Caroba, 449 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Carnaval com o bloco Cordão da Bola Laranja
Criado em 2016, o projeto traz para as ruas uma fusão vibrante de frevo, orquestra de rua, samba, marchinha, funk e axé.
Serviço:
Endereço: R. Jerônimo Barbalho – Campo Grande Rio de Janeiro – RJ